Peças de reposição na manutenção industrial são essenciais
As peças de reposição na manutenção industrial são muito importantes para manter a produtividade, atingindo as metas e entregando os pedidos dentro do prazo estipulado.
Isso acontece porque elas são necessárias para substituir itens que apresentam danos ou sofrem o natural desgaste imposto pela ação do tempo.
Sem peças sobressalentes à mão, é necessário esperar pela conclusão do processo de compras.
Para facilitar o trabalho de manter as peças de reposição na manutenção industrial sob controle, avalie:
- A possibilidade do equipamento quebrar: ele é velho e tem histórico contínuo de falhas ou é novo e confiável?
- O nível de essencialidade da máquina para sua produção: de que forma uma quebra afetaria a produção e os lucros de sua empresa?
- Quais peças que são substituídas com maior frequência: após listar esses itens, lembre-se de elaborar um bom planejamento para ter a quantidade necessária sempre disponível em seu estoque;
- Tempo necessário para obter uma peça: cada item tem um prazo diferente para chegar até seu estoque e isso precisa ser considerado para evitar problemas. O tempo de instalação também precisa entrar nessa conta;
- Qual o processo operacional adequado: como identificar, retirar e substituir as peças de reposição para manutenção que forem utilizadas. Ao elaborar o sistema capacite toda a equipe para que todos possam solicitar as aquisições em tempo hábil.
Mantenha seu estoque sempre organizado e tenha acesso fácil às informações, que precisam ser atualizadas em tempo real